Doçura, muito sabor, polpa crocante e uma coloração vermelha intensa. Esses são os principais pontos que podem ser destacados por quem consome pela primeira vez a Melancia Arriba, variedade que compõe o portfólio de sementes da linha Topseed Premium.
Um dos grandes atrativos da fruta é a ausência de sementes, que ressalta ainda mais o seu gosto no paladar. O Representante Técnico de Vendas da Agristar no Rio Grande do Sul, Márcio Mota, aponta que a variedade tem aceitação excelente no mercado. "A Arriba está entrando no mercado e a aceitação é fantástica. Quem compra a variedade, quer adquirir novamente, para realizar bons negócios".
Pensando em agregar valor ao produtoe apresentá-la ao público-final, a equipe Topseed Premium preparou uma ação especial em supermercados do sul do Paraná, promovendo a degustação da Melancia Arriba. Os moradores da região puderam experimentar a fruta e comprovar todo seu gosto e suculência.
Marcio Mota ainda explica por que a Arriba está elevada a um outro patamar em termos de melancia no Brasil. "Isso ocorre porque, para o consumidor final, a melancia é saborosa, tem grande doçura, boa textura para comer, não se esfarela na boca, não estraga facilmente e não tem sementes, o que é um ponto positivo na hora de comer, principalmente para crianças".
Melancia Arriba na lavoura:
Além de possuir muitas características que atraem o olhar do consumidor, a melancia Arriba apresenta grandes vantagens para quem a cultiva. Na lavoura, o produtor rural precisa de segurança e confiança ao escolher as sementes para a sua plantação e assim garantir produtos de qualidade, que sejam aceitos pelo mercado, além de um retorno positivo para o negócio. E isto tudo pode ser conquistado com a variedade da Topseed Premium, que preenche todos esses requisitos.
De acordo com Márcio Mota, entre os diferenciais do material que agradam os produtores estão: a capacidade de ser transportada por longas distâncias, a alta sanidade de planta, a resistência a doenças, a boa proteção e o alto aproveitamento dos frutos.
"No campo, a Arriba apresenta boa produtividade, firmeza e pode ser transportada a longas distâncias sem amassar. Ela também é muito tolerante a secas e poucos frutos ficam queimados pelo sol. Mesmo as melancias pequenas, com menos de 7 kg, são aproveitadas, conferindo à variedade um alto aproveitamento de frutos, sem a necessidade de haver descartes", afirma Mota.
Fernando Silva, Assistente Técnico de Vendas da Agristar, reforça a vantagem que os produtores têm ao plantar a melancia Arriba. "Esse produto atende tranquilamente às exigências dos produtores que pretendem entrar no mercado de melancia de valor agregado".
O produtor José de Alencar Krause de Pinho, da cidade de Pedro Osório (RS), considera a Arriba mais sadia que as melancias tradicionais. "Eu achei a Arriba a mais resistente. Como ela tem uma folha mais grossa, mais viçosa, a melancia custa a se entregar. A boa área foliar também ajuda a proteger os frutos de queimaduras do sol".
Outro produtor da variedade é Alexandre Bertacco, de Arroio dos Ratos (RS). Em depoimento, ele se diz surpreso com o resultado do plantio na lavoura dele. "Me surpreendi com a melancia Arriba. Plantei pela primeira vez a variedade e fiquei muito satisfeito com o resultado. Foram três mil pés e até agora já colhi 60 toneladas. O material se mostrou bastante produtivo. Para o ano que vem, eu pretendo aumentar a área de cultivo em minha propriedade".
O peso médio de fruto da melancia Arriba varia entre 10 e 12 kg. Ela possui formato ovalado e polpa bem firme, o que proporciona uma excelente pós-colheita.